PALMILHA ORTOPÉDICA: QUAIS SÃO OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA COMPRAR A SUA?

Você sente incômodos nos pés ao final de um longo dia ou ao praticar exercícios físicos? Percebe que tem algo sempre desconfortável? Muitas pessoas convivem com esse tipo de problema, mas não sabem para que serve palmilha de silicone.

Algumas já ouviram falar sobre esse acessório, porém ainda nem consideraram utilizá-lo para aliviar suas dores. Na verdade, a órtese plantar (ou palmilha ortopédica) é uma sola relativamente rígida colocada dentro dos calçados para melhorar problemas posturais. E ainda existem as opções siliconadas, que são mais práticas para o dia a dia.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como escolher a ideal para os seus pés? Então, continue lendo o conteúdo!

COMO ESCOLHER A PALMILHA IDEAL?

A palmilha ideal deve propiciar o melhor suporte possível para o arco plantar. Ela alterará a inclinação das articulações localizadas entre os ossos e aliviará a tensão sobre os músculos que promovem o equilíbrio durante a pisada.

No entanto, para obter melhores resultados, é preciso ter atenção na hora de comprar a sua. Uma boa palmilha ortopédica será feita a partir de informações a respeito do seu número de calçado, da região de apoio plantar, do seu peso e da conformação do pé (há uma diferença de design em caso de tratamento para pés chatos ou cavos).

Tudo isso é muito importante para que a solução oferecida pelo acessório seja a mais apropriada para cada problema. Afinal, pouco adianta usar uma palmilha que não atende às suas necessidades, certo?

PALMILHA DE SILICONE OU ORTOPÉDICA?

Se você for procurar sobre o tema, notará que existem no mercado as palmilhas ortopédicas e as de silicone. Embora sejam parecidas, cada uma é indicada para situações distintas.

Feitas a partir de materiais siliconados, a alternativa de silicone serve como um amortecedor extra para os pés. Ela aliviará o impacto sobre as articulações e prevenirá o aparecimento de problemas ortopédicos.

Pessoas cuja rotina inclua longas jornadas em pé — como balconistas, enfermeiras, professores ou atletas — poderão adotá-la como uma opção preventiva.

Caso as dores já tenham se instalado e você tenha sido diagnosticado com pé cavo doloroso, artrite reumatoide, joanete, calosidades, fascite plantar, tendinite do tendão de Aquiles, canelite, entre outros problemas que acometem o pé e as pernas, sua escolha deve ser a palmilha ortopédica. Ela tem capacidade corretiva e, feita sob medida, poderá atenuar e ajudar no tratamento.

De qualquer forma, é essencial buscar a avaliação de um profissional especializado antes de decidir por conta própria qual delas comprar. Inclusive, essa atitude evita que você corra o risco de prejudicar ainda mais o seu quadro de desconforto.

A PALMILHA PODE CURAR O MEU PROBLEMA?

Embora a eficiência da palmilha ortopédica varie de pessoa para pessoa, a maior parte dos estudos tem demonstrado a sua eficácia no tratamento de algumas enfermidades.

Trabalhos publicados na Cochrane Database of Systematic Reviews, uma das mais conceituadas fontes de pesquisa científica em medicina, mostraram melhorias em casos de pé cavo doloroso, artrite reumatoide e joanete.

A questão é que normalmente o tratamento para as enfermidades dos pés inclui outros recursos, o que nem sempre é cumprido pelo paciente. Isto é, apenas a palmilha pode não resolver completamente o problema.

Por isso, é imprescindível que o seu uso seja recomendado por um médico. Esse profissional dirá por quanto tempo a palmilha deve ser usada até que o próprio corpo se adeque ao novo estilo de pisada e possa fazer sozinho as correções induzidas pelo solado.

O American College of Sports Medicine, por exemplo, preconiza que corredores profissionais ou amadores não adotem o dispositivo por mais de oito semanas consecutivas. Enfim, cada caso é único e merece ser avaliado com atenção.

PARA QUE SERVE PALMILHA DE SILICONE?

Enquanto a opção ortopédica requer um acompanhamento médico, a palmilha de silicone pode ser adquirida para prevenir complicações relacionadas à saúde dos pés.

Diante disso, é bom procurar recomendações de um produto que seja de boa qualidade. O sapato também precisa seguir o mesmo padrão, pois o conforto é um fator imprescindível para evitar outros problemas.

Confira, a seguir, quais são os benefícios de adotar esse hábito na sua rotina.

MELHORAR A POSTURA

Quem tem o costume de passar grande parte do tempo em uma mesma posição sabe como é necessário ter uma atenção redobrada com a postura. Especialmente aqueles que ficam muito em pé, uma hora ou outra, sentem as consequências.

Essa situação é atenuada quando o tipo de pisada da pessoa favorece um andar desregulado, sobrecarregando mais algumas regiões do que outras. Logo, uma boa maneira de melhorar todo esse contexto é usando uma palmilha.

AJUDAR NA PRÁTICA DE ESPORTES

Praticar exercícios físicos é ótimo para a saúde, contudo isso preciso ser feito com bastante cuidado para não causar nenhum efeito negativo. Os atletas e as pessoas que têm alta frequência de atividades esportivas precisam ter muita cautela para não ocasionar lesões.

Por essa razão, o amortecimento proporcionado pela palmilha é tão bom. Áreas como tendões, joelhos e tornozelos ficam mais protegidas quando os pés estão bem acomodados e menos suscetíveis aos impactos constantes com o solo.

DIMINUIR O IMPACTO NAS ARTICULAÇÕES

Pelo mesmo motivo do tópico anterior, o bom funcionamento das articulações também é preservado quando a pessoa usa uma palmilha especial. Isso acontece porque as tradicionais (que vêm com o calçado) não costumam absorver bem o impacto e acabam causando um problema silencioso ao longo do tempo.

Aliás, é muito comum desenvolver processos inflamatórios nas articulações, que são as conexões naturais existentes entre as regiões ósseas. Então, a pessoa passa a sentir dor frequentemente e pode correr o risco de obter prejuízos irreparáveis em certos tecidos — e até perder a função de alguma articulação.

CONTRIBUIR PARA O BEM-ESTAR

Quem não quer viver uma vida confortável e prazerosa, não é verdade? A sensação do bem-estar é fundamental para deixar o dia a dia mais leve e satisfatório.

Com o tempo, você começa a perceber que isso não tem só a ver com ter um emprego bacana, um carro novo ou relacionamentos felizes. Ainda que isso também seja importante, os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Cuidar da sua saúde envolve manter uma alimentação balanceada, ter boas noites de sono e escolher produtos de qualidade — como uma boa palmilha para deixar os seus pés mais confortáveis e seguros. Assim, você garante mais energia e disposição para realizar todas as suas atividades!

Fonte: meupedeconforto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *